Parabéns Mulher!



Dia 30 de abril, é uma data desconhecida por algumas pessoas.

Como todos sabem, no dia 08 de março é o dia internacional da mulher.

Algumas pessoas não sabem que hoje dia 30 de abril é comemorado o dia Nacional da mulher. As mulheres têm lutado e conquistado cada dia mais direitos e deveres, como todos sabem as mulheres tem ocupando cargos que antes só eram ocupados por homens e desenvolvem muito bem o seu papel.

  • Mas porque é comemorado no dia 30 de abril o dia nacional da mulher?

O Dia Nacional da Mulher é comemorado aos 30 de abril, data de nascimento de uma grande brasileira: Jerônima Mesquita, um nome desconhecido para muitos. E quem foi Jerônima Mesquita? Foi uma das ilustres brasileiras que viveram no início do século 20. Nascida em Leopoldina (MG), aos30/4/1880 foi, ainda moça, concluir seus estudos na Europa. Retornando, após observar outro tipo de vida, não se conformou com a situação preconceituosa imposta às mulheres de sua terra natal.

Dotada de inteligência, perspicácia e muito diligente, Jerônima se uniu a um grupo de mulheres combativas e fundou o Conselho Nacional das Mulheres. Se hoje as mulheres têm direito a voto, devem-no a ela, que foi sufragista e lutou para que, em 1932, todas as mulheres, acima de 18 anos, pudessem votar.

Engajou-se em frentes de assistência social, sendo uma das fundadoras da Pró-Matre, hospital beneficente que tinha por objetivo acolher gestantes pobres. A matriz foi no Rio de Janeiro, mas hoje, há hospitais com esse nome em muitas cidades brasileiras; fundou, também, a Associação Cruz Verde. Todos sabem que no início do século 20 grassava, no Brasil, a fome, a febre amarela,a peste bubônica, a varíola, doenças agravadas pela subnutrição do povo. Foi nessa época que Jerônima Mesquita mais atuou.

Numa das poucas entrevistas que deu antes de falecer, o que ocorreu em1972, disse que ficara feliz com a promulgação da Lei 4121/62, conhecida como Estatuto da Mulher Casada que, entre outras mudanças, concedeu às mulheres o direito de trabalhar fora do lar sem autorização do marido ou do pai. Hoje, como Código Civil Brasileiro modificado, a situação da mulher está diferente e sua condição jurídica menos discriminatória.


autoria: JULIA FERNANDES HEIMANN Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, membro da Academia Jundiaiense de Letras e do Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro.


fonte : Portal Jornal de Jundiaí -publicado em 29/04/2007



Beijinhos e Obrigada pela visita!

6 comentários:

  1. DIA INNTERNACIOL DA MULHER

    Nada mais contraditório do que
    Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas
    A você que e amiga
    A você que e magia
    A você que e encanto
    Parabéns pelo seu dia mulher!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, parabéns a todas as mulheres do blog.
    Beijoos.

    ResponderExcluir
  3. Pow parabéns!
    É sempre válido separar um tempinho pras devidas homenagens ^^

    Gostei do teu estilo de escrever.
    Além de soar como um conto nostálgico, é um relato bem alinhado e retratado da realidade *-*




    Tem post novo lá, dá um comment?
    www.luliskd.blogspot.com
    (Se ainda não segue, siga xD )

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para nós, que lutamos tanto pelo nossos direitos! No dia de hoje, merecemos todos os mimos e presentes.. hahaha
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. muito legal, interessante,
    sempre é muito falado no dia 08, dia 30 é
    esquecido,adorei o post.
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida!

    Parabéns pelo texto!

    Não saiba da existência desse dia nacional! Mais um motivo para relembrar as nossas lutas e conquistas.

    Lu

    ResponderExcluir

Queridos, deixem os seus comentários depois de aprovados serão publicados. Se quiserem deixem o link do seu blog.Beijos e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre mim!

Shirley
Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar.
Ver meu perfil completo

Link-me!


Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Passaram por aqui:

Seja um seguidor

Seguir pelas redes

Blogs de amigos

Vejo por aí

Agregadores!

Colmeia: O melhor dos blogs

LinkLog

Diretório de Blogs

Assine você também!

Não Foi Acidente

MyFreeCopyright.com Registered & Protected