O que é isso?


Olá queridos!

         Devido a minha cadela ter feito uma cirúrgia, não tive tempo de escrever nada nesses dias, mas hoje estou de volta. E também descobri hoje, que esse feriado era o de páscoa kkkk imagina como anda minha cabeça.
Mês passado minha cadela adoeceu, apresentou uma gravidez psicológica, mas não imaginava que era tão sério. Levei-a um veterinário e ele fez uma série de exames e falou que estava suspeitando de Piometra, virei pra ele e falei: pio o que? Rsrsrs Nunca tinha escutado esta palavra antes, foi quando ele me explicou detalhadamente e falou que ela teria que se submeter a uma cirurgia o mais rápido possível.
Muitas pessoas só descobrem que o animal esta doente depois de um longo tempo, se eu não tivesse levado a um veterinário poderia ser tarde demais. Foi quando comecei a pesquisar sobre o que era Piometra, quando olhei as fotos me assustei mais ainda e fiquei quase louca. Mas vamos lá, o que é essa tal de 
Piometra?

A Piometra é uma infecção uterina que se desenvolve quando ocorre uma invasão bacteriana em um endométrio anormal, levando um acumulo de pus no útero. Animais entre 4 a 5 anos de idade costumam ser acometidos com maior frequência, embora as fêmeas jovens também. 
O que aumenta o risco dessa doença é o uso de anticoncepcional.
É uma doença que, se não tratada corretamente, pode levar ao óbito do animal devido ao quadro infeccioso e à insuficiência renal. O tratamento mostra-se muito eficaz se precoce. É um tratamento cirúrgico, o qual é feita a castração associado à antibioticoterapia.
Os sintomas mais comuns são:

  • Apatia;
  • Distensão abdominal conhecida como barriga inchada;
  • Vômito;
  • Febre;
  • Aumento da ingestão de água e da produção de urina;
  • Corrimento vaginal que pode variar de sanguinolento a mucopurulento, ou pode estar ausente, no caso da piometra fechada;
  • Falta de apetite.·.

A cadela passa por algum distúrbio hormonal, começa a produzir progesterona e esse excesso leva a uma alteração das células da mucosa uterina. Com isso ocorre o acúmulo de grande quantidade de líquido dentro do útero.
O útero com piometra fica repleto de secreção, aumenta de tamanho e o organismo absorve o conteúdo purulento, levando a fêmea a uma intoxicação pelas toxinas bacterianas.  Essa infecção normalmente não responde bem ao tratamento com antibióticos, já que o líquido presente continuaria alimentando a infecção, pois o formato do útero das cadelas é em Y que impediria que a lavagem chegasse a todo o útero.


Pode ocorrer de duas formas:

  • Piometra de cérvix aberta: quando ocorre o corrimento vaginal através da cérvix, que pode ser sanguinolento a mucopurulento e em geral é observado de 4 a 8 semanas após o término do cio.
  • Piometra de cérvix fechada: sem presença de corrimento vaginal. Forma mais grave, pois as fêmeas afetadas ficam doentes antes dos proprietários perceberem que existe problema.

O diagnóstico é baseado na história, sinais clínicos e resultados de exames.
(fonte: retirado da internet)

Graças a Deus a minha cadela teve a forma aberta, foi acompanhada por dois excelentes médicos veterinários e fez a cirúrgia, mas não a deixei internada na clínica, preferi cuidar dela em casa.  Não é nada fácil cuidar de um cão no pós-operatório, requer muito cuidado, muitas noites sem dormir, mas pelo menos a minha teve a confiança que eu estava com ela e se acalmava. Como ela é bastante agitada sangrou um pouco, mas está tudo bem agora.
Espero que todos que criem cadelas possam perceber essa doença o mais rápido possível, assim como percebi e hoje ela quem me dá forças para passar mais noites em claro. 

Beijokas 


2 comentários:

  1. Sua filhinha vai ficar boa logo logo. Com umamãe dessas, que filho não fica bem? ehehehehhe
    Não importa se tem braços e pernas ou patas traseiras e dianteiras e um rabinho de quebra. audhausdhausdhausdh

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Shirley.. vim agradecer sua visita em meu blog e conhecer o seu!

    Nossa eu tb nunca havia ouvido falar nesta doença! É terrivel qd nossos bichinhos ficam doentes! Eu tenho duas cadelinhas, uma york e uma shitzu.. a shitzu ainda é bebe, mas tb ja tem alguns probleminhas que deixam preocupada ela tem foliculite, nem sabia que cachorro tinha isso!! Ela tem alergia a tudo e fica se coçando sem parar, fica toda em ferida é terrível, fico desesperada, já levei no veterinario varias vezes, ela toma sempre antibiotico, mas sempre volta!! Este fds ela ta assim denovo! Elas são como filhas pra mim! Um amor imenso!!! Um cuidado excepcional!!

    Fico feliz que a sua cadelinha esteja bem... uma ótima recuperação pra ela e uma feliz pascoa pra ti amore!! grande bjo

    Ah, participe dos 2 sorteios que tem lá no blog...um deles encerra agora dia 10...ok!

    bjssssssssssssss

    ResponderExcluir

Queridos, deixem os seus comentários depois de aprovados serão publicados. Se quiserem deixem o link do seu blog.Beijos e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre mim!

Shirley
Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar.
Ver meu perfil completo

Link-me!


Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Passaram por aqui:

Seja um seguidor

Seguir pelas redes

Blogs de amigos

Vejo por aí

Agregadores!

Colmeia: O melhor dos blogs

LinkLog

Diretório de Blogs

Assine você também!

Não Foi Acidente

MyFreeCopyright.com Registered & Protected